sábado, 8 de janeiro de 2011

RITA LEE & TUTTI-FRUTTI

Tutti Frutti foi uma banda brasileira de rock, formada no início dos anos 70 por músicos do bairro da Pompéia, em São Paulo. Entre 1973 e 1978, liderada pelo guitarrista Luis Sérgio Carlini, a banda foi o grupo de apoio de Rita Lee, após a saída da cantora dos Mutantes, e com ela gravaram várias músicas de sucesso nacional, tornando-se um dos grandes nomes do rock brasileiro, junto a bandas como Made in Brazil, O Terço, A Bolha, Bixo da Seda, Casa das Máquinas, entre outras da época.

Início

Tudo começou em 1971, quando três músicos de origem italiana e amigos do bairro da Pompéia, na capital paulista, o guitarrista Luís Sérgio Carlini, o baixista Lee Marcucci e o baterista Emilson Colantonio formaram uma banda chamada Coqueiro Verde. Depois de alguns shows em casa noturnas, e por causa do clima de 'piração' lisérgica da época, a banda trocaria seu nome em 1973 para Lisergia.

Tocando na noite paulista, e com Carlini já sendo notado pela sua qualidade na guitarra solo, acabaram sendo vistos por Rita Lee, que recém havia deixado Os Mutantes, que os convidou para serem a banda de apoio dela. Com novo nome, Tutti Frutti, os músicos juntaram-se à Rita e sua parceira Lúcia Turnbull, para o que viria a ser o grupo de rock - Rita Lee & Tutti Frutti - de maior sucesso do rock brasileiro antes da explosão do Rock Brasil da década seguinte.

Tutti-Frutti
Com a saída de Turnbull no ano seguinte, a substituição de Colantonio na bateria por Franklin Paolino, a entrada de Paulo Mauricio nos teclados e a troca de gravadora de Rita, da Phillips para a Som Livre, a banda gravou com ela alguns de seus maiores maiores, como Bandido Corazón, Mamãe Natureza, Miss Brasil 2000, Agora Só Falta Você, Esse Tal de Roquenrou e Ovelha Negra, do disco Fruto Proibido, disco considerado obra-prima de Rita - e que a edição brasileira da revista Rolling Stone considera o 16º melhor disco brasileiro de todos os tempos em qualquer gênero - cujo solo final de Carlini é a marca registrada da música até os dias de hoje.

Sem Rita Lee

Em 1978, já com Roberto de Carvalho integrando a banda como tecladista, Carlini resolve deixar o grupo, insatisfeito com sua posição secundária na banda - ele era o autor de várias músicas com Rita - e leva consigo o nome, registrado por ele desde 1973, formando então um novo grupo com o mesmo nome, com o vocalista Simbas, ex-Casa das Máquinas, o baixista Walter Balot e o baterista Juba Gugel, enquanto seu parceiro e co-fundador do Tutti Frutti original, Lee Marcucci, continuou com Rita.

A nova banda continuou com shows e um novo disco próprio da gravadora Capitol, que, demorando a ser lançado, graças a uma música censurada e que a banda queria que constasse dele de qualquer maneira, não fez sucesso. A banda terminou no começo dos anos 80.

Há alguns anos, Carlini tem feito pequenos shows e gravações com ex-integrantes do Tutti Frutti, como Marcucci e Franklin Paolilo, ensaiando uma nova volta, ainda não concretizada.

Rita Lee & Tutti Frutti
  • LP ‘Atrás do Porto Tem Uma Cidade’ (Philips 6349 111) – 6/74
  • CS ‘Mamãe Natureza / Gente Fina É Outra Coisa’ (Philips) – cancelado – 74
  • CS ‘Gente Fina É Outra Coisa / Bandido Corazón’ (Philips) – cancelado – 74
  • LP ‘Hollywood Rock’ (Polydor) – 3/75
  • LP ‘Fruto Proibido’ (Som Livre 410.6006) – 6/75
  • CD ‘Lá Vou Eu / Caçador de Aventuras / Status / Ovelha Negra’ (Som Livre 402.6037) – 4/76
  • LP ‘Entradas e Bandeiras’ (Som Livre 403.6090) – 7/76
  • CS ‘Arrombou a Festa / Corista de Rock’ (Som Livre 401.6094) – 3/77
  • LP ‘Loco Motivas’ – trilha sonora, com ‘Loco-Motivas’ (Som Livre 403.6116) – 3/77
  • LP ‘Refestança’ – ao vivo, com Gilberto Gil (Som Livre 403.6137) – 11/77
  • LP ‘Babilônia’ (Som Livre 403.6149) – 4/78

fonte:wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário